Annie Leibovitz: A fotógrafa das capas da revista Rolling Stone

 

leibovitz6mini1

Annie Leibovitz é uma fotógrafa americana que ganhou prestígio por seus retratos.

Não há grande nome do mundo pop que não tenha sido clicado por ela nas últimas 4 décadas. Suas fotos ajudaram a criar o estilo das revistas Rolling Stone e Vanity Fair. Seu talento já foi estampado em incontáveis capas de revistas, discos, anúncios e livros.

Em 1970, ela começou a trabalhar na revista Rolling Stones, e permaneceu até 1983 como chefe de fotografia da revista. O seu jeito de fotografar ajudou a definir o estilo da revista. Fotógrafos como Robert Frank e Henri Cartier-Bresson a influenciaram muito enquanto estudava em San Francisco Art Institute. Mesmo trabalhando para revistas, ela conseguiu criar um trabalho pessoal. Ela procurava momentos íntimos com seus “subjects” que segunda ela: “abrem seus corações, almas e vidas”.

22806_lg patti

Em 1975, ela acompanhou a turnê dos Rolling Stones pelos EUA. Ela viveu a rotina dos músicos e o resultado são fotos icônicas. Voltando da turnê, a família da fotógrafa a internou numa clínica de desintoxicação, pelo uso pesado de drogas.

? Annie Leibovitz Annie Liebowitz and Mick Jagger cuar02_annie0810 dsc_4075 jagger-by-annie-main slideshow_871191_leibovitz.1210_02 stones-600x4041-580x390 tumblr_mdk56gXKIz1rl55v0o1_500

Em 8 de dezembro de 1980, Leibovitz tinha uma sessão de fotos com John Lennon, que estamparia a capa da revista Rolling Stones. Lennon insistiu que ele e Yoko Ono fotografassem juntos. Então, Leibovitz tentou recriar a capa do álbum “Double Fantasy”. Ela pediu que Lennon tirasse suas roupas e se enrolasse ao lado de Yoko. “O que é interessante é que ela disse que ia tirar a blusa, e eu disse para deixar como estava, sem imaginar como a foto ficaria. Ele enrolado ao seu corpo foi algo muito forte. Foi surpreendente olhar a primeira Polaroid e ambos estavam muito animados. John disse que eu consegui capturar exatamente o relacionamento dos dois e me fez prometer que a foto estaria na capa. Olhei-o nos olhos e sacudi a cabeça”.

5 horas após a sessão de fotos, Lennon foi assassinado.

annie-rollingstone-cover

Desde 1983, Leibovitz trabalha como fotógrafa-retratista para a revista Vanity Fair, e declarou que nunca gostou da palavra “celebridade”. “Eu sempre me interessei mais no que eles fazem, do que eles são. Eu espero que minhas fotografias possam refletir isso. Eu tento capturar a personalidade dos “Subjects” nas fotos.

Várias capas se tornaram controvérsias como Demi Moore (grávida e nua) e Whoopi Goldberg (dentro de uma banheira de leite). Confira algumas das fotos de Leibovitz:

cuar03_annie0810

(Demi Moore capa da Vanity Fair, 1991. Essa foto muito criticada por alguns e aclamada por outros. Alguns a chamavam de sexista e outros a chamavam de revolucionária. Mas todos tinham uma opinião.)

annie-leibovitz-whoopi-goldberg

(Whoopi Goldberg, 1984.  Antes da estréia de “The View”, a jovem comediante de stand up estava se tornando famosa. Leibovitz pediu que Whoopi entrasse numa banheira de leite para contrastar com a cor de sua pele.)

annie-leibovitz-miles

(Miles Davis, álbum Doo-Bop, 1992)

annie-leibovitz-dan-aykroyd-e-john-belushi-1979

(The Blue Brothers – Dan Aykroyd e John Belushi – Fotografados para a Rolling Stones em 1979)

annie-leibovitz-iggy-pop-miami-2000

(Iggy Pop, Vanity Fair. Frente e verso, sobrevivente dos excessos em 2000)

annie-leibovitz-gorbachev

(O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev em campanha da marca Louis Vuitton, em agosto de 2007)

annie-leibovitz-1995

(O humor nas veias de Tony Curtis e Jack Lemmon em 1995)

annie-leibovitz-angelina-jolie(Angelina Jolie, Vanity Fair, 2006)

cuar04_annie0810

(Arnold Schwarzenegger, Vanity Fair, 1988)

annie-leibovitz-the-white-stripes-nyc-2003

(Meg e Jack White, dos White Stripes, Vanity Fair, 2003)

annie-leibovitz-baryshnikov

(Mikhail Baryshnikov, Vanity Fair, 1990)

annie-leibovitz-clooney

(George Clooney, Vanity Fair, 2006)

annie-leibovitz-bornintheusa

(Bruce Springsteen, na capa do álbum Born in the USA, 1985)

annie-leibovitz-william-sburroughs(William S. Burroughs, retrato da experiência, 1995)

annie-leibovitz-keithharing-nyc-1986(Keith Haring, Vanity fair, 1986)

Anúncios